Anorgasmia: entenda o bloqueio que impede de ter orgasmos
Entenda o que é Anorgasmia, quais são as causas e os possíveis tratamentos para que você possa sentir orgasmos e ter uma vida sexual satisfatória.
O orgasmo é uma experiência intensa e de curta duração, que ocorre por no máximo 10 segundos, tanto em homens quanto em mulheres. Os homens costumam atingir o orgasmo com mais facilidade, em um tempo médio de cinco minutos após a penetração, sendo que os casos de ejaculação precoce são bem comuns.
Já as mulheres precisam de um estimulo a mais na hora do sexo para que cheguem ao clímax com mais rapidez. No geral, as mulheres levam pelo menos 10 minutos, sendo que é possível reduzir o tempo de acordo com a qualidade da relação. Os casos de anorgasmia – ausência de orgasmo –, são mais comuns entre mulheres do que homens.
Ainda há vários pensamentos enganosos sobre a anorgasmia que muitas vezes fazem com que as mulheres se auto diagnostiquem com este problema. A dificuldade de ter orgasmos em si não é suficiente para o diagnóstico, já que o desempenho sexual do parceiro também influenciar muito na hora de atingir o clímax feminino.
Apesar desta disfunção sexual ser mais comum entre as mulheres, estudos mostram que o número de mulheres que nunca atingiu um orgasmo é de 10%. Entre as casadas, 70% atinge o clímax com frequência, enquanto que 25% tem experiências eventuais e 5% quase nunca chegam ao orgasmo em uma relação.
Quais são as causas da anorgasmia?
Para quem tem dificuldade em atingir um orgasmo, a boa notícia é que, na maioria dos casos, o problema não se trata de algo físico, mais psicológico. Isto significa que as mulheres anorgásmicas não nascem incapazes de chegar a um orgasmo, mas possuem bloqueios psicológicos que dificultam este processo na hora do sexo.
Estes bloqueios podem ocorrer por diversos fatores, como crenças populares, ansiedade, falta de concentração, tabus e informações falsas sobre o que é um orgasmo e os fatores emocionais que envolvem o clímax. Além disso, há dois casos que são bem comuns: as mulheres que nunca tiveram um orgasmo e as que deixaram de sentir em algum momento da vida.
Como funciona o tratamento da anorgasmia?
Quando há suspeita de anorgasmia, algumas consultas com o médico são suficientes para fazer o diagnóstico. Após confirmar a disfunção sexual, a primeira coisa é investigar se o parceiro sofre de algum problema como ejaculação precoce, o que poderia ser a causa para a falta de orgasmo feminino.
Por ser um problema psicológico na maioria dos casos, o tratamento envolve estímulos e liberação da ansiedade feminina, com o objetivo de criar um ambiente mais propenso para que o sexo ocorra de forma completa. É possível que o tratamento envolva o parceiro ou seja apenas um problema da mulher, o que exige força de vontade também da paciente para resolver a causa.
Será que sou anorgásmica?
Antes de mais nada, é indispensável consultar um médico para fazer um diagnóstico correto, já que crenças populares e falta de informação pode fazer com mulheres acreditem ser incapazes de ter um orgasmo. O simples fato de alimentar essa ideia pode ser suficiente para impedir o clímax, já que a crença atrapalha a concentração na relação.
Antes mesmo de consultar um médico, procure resolver a questão sozinha, se concentrando mais na relação e conversando com o parceiro sobre como melhorar o sexo. Se nada der certo, o melhor é fazer um diagnóstico com um profissional e iniciar um tratamento adequado para aumentar as chances de atingir o clímax.
Livros Libertadores
A leitura nos liberta!
O que me deixa mais feliz é quando leio livros empoderadores escritos por mulheres para mulheres.
Pensando nisso, separei alguns títulos que mudaram a minha vida e que podem mudar a sua também! 😍😍😍
Inscreva-se em nosso canal no Telegram
Receba nossas atualizações e dicas exclusivas através do nosso canal no Telegram.
Deixe seu comentário
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião dos autores desse blog.
Não perca mais nenhuma dica
Cadastre-se gratuitamente e receba novas dicas diretamente em seu e-mail.
Escolhidos para você