Apenas Elas Logo Black

HIV: três grandes dúvidas sobre como funciona a AIDS

Conheça como funciona a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Humana) e saiba quais cuidados se deve tomar para que não contraia o HIV (Vírus da Insuficiência Imunológica)

HIV: três grandes dúvidas sobre como funciona a AIDS

Uma doença antiga e incurável, o vírus do HIV se propagou na sociedade no início do século XX e, até agora, acredita-se que a origem do vírus está em primatas africanos. Mesmo 100 anos após a propagação do HIV, a doença continua sendo uma preocupação mundial, devido a sua presença generalizada em diversos países.

Mais do que o número de infectados e pessoas vivendo com a AIDS, muitos países se preocupam também com o número de pessoas que possuem o vírus mas não sabem. Por mais que os testes de HIV sejam gratuitos e haja campanhas que encorajam as pessoas a fazer o exame, muitos acabam resistindo à ideia.

No Brasil, pesquisas mostram que mais de 650 mil pessoas foram diagnosticadas com o vírus desde 1980 até o ano de 2012. Com uma incidência de 20,2 casos por 100 mil habitantes, a doença ainda apresenta variação no número de soros positivos de acordo com as regiões brasileiras. Assustadora e preocupante, o HIV ainda é uma doença misteriosa para muitas pessoas.

Conheça três grandes dúvidas e explicações sobre como funciona a AIDS

1. Ser soro positivo é o mesmo que ter AIDS?

Descobrir que possui o vírus HIV é sem dúvidas algo preocupante e muito assustador para qualquer um. A doença pode ser descoberta quando menos se espera e, há quem recebe o diagnóstico sem ter a mínima ideia de que poderia possuir o vírus HIV. No entanto, ser soro positivo e ter AIDS são coisas diferentes, pois apresentam estágios distintos da doença.

Após a contração do HIV, o período de incubação do vírus é de algumas semanas e, neste período, alguns sintomas semelhantes a gripe podem surgir. No entanto, o vírus não destrói a imunidade da noite para o dia e, quando o portador começa a apresentar sinais de danos na imunidade, significa que o HIV já provocou a AIDS. Este período varia de pessoa para pessoa, sendo que a AIDS pode se manifestar em 1 ou 10 anos. A média costuma ser entre 5 e 6 anos.

2. Gays contraem o vírus com mais facilidade que heterossexuais?

O fato de ter uma quantidade alta de portadores do HIV entre a população homossexual gerou um preconceito de que a doença é de “gays”, algo totalmente equivocado e preconceituoso. A única explicação para que o vírus tenha se espalhado mais rapidamente entre homossexuais é o fato da penetração anal sem proteção ser um dos meios mais fáceis de contágio.

No entanto, o vírus é comum também entre heterossexuais e, basta ter relações sem camisinha com uma pessoa contaminada para ter riscos de contrair o HIV. Seja heterossexual ou homossexual, todos devem se cuidar e se prevenir na hora do sexo para não correr o risco de contrair a doença.

3. É possível pegar HIV pelo beijo?

Quem conhece um aidético ou se relaciona com um pode ter diversos receios com relação a transmissão do vírus. Esses receios também formam preconceitos que faz com que muitas pessoas “fujam” de parceiros portadores do vírus pelo medo de contraírem o HIV facilmente.

O vírus não pode ser contraído pelo beijo ou contato com saliva. As formas de contração estão entre o sexo, tanto a penetração desprotegida quanto o sexo oral, compartilhamento de seringas entre usuário de drogas e, em casos mais raros, contaminação direta com o sangue do portador.

Lembre-se que a prevenção é o que te impede de contrair esta doença, então, agora que sabe como funciona a AIDS, previna-se!

Leia mais sobre como funciona a AIDS em www.aids.gov.br


AIDS: Síndrome da Imunodeficiência Humana

HIV: Vírus da imunodeficiência humana

https://apenaselas.com.br/hiv-tres-grandes-duvidas-sobre-como-funciona-a-aids 2018-08-27 17:17:24 -0300 apenaselas

Livros Libertadores

A leitura nos liberta!

O que me deixa mais feliz é quando leio livros empoderadores escritos por mulheres para mulheres.

Pensando nisso, separei alguns títulos que mudaram a minha vida e que podem mudar a sua também! 😍😍😍

Inscreva-se em nosso canal no Telegram

Receba nossas atualizações e dicas exclusivas através do nosso canal no Telegram.

Canal no Telegram @apenaselas

Deixe seu comentário

Não perca mais nenhuma dica

Cadastre-se gratuitamente e receba novas dicas diretamente em seu e-mail.

Escolhidos para você

5 dicas ideais para quem tem vagina pequena
5 dicas ideais para quem tem vagina pequena

É verdade que sexo anal segura homem?
É verdade que sexo anal segura homem?

Por que é tão importante conhecer o próprio corpo?
Por que é tão importante conhecer o próprio corpo?