Principais erros que resultam em gravidez indesejada
Erros comuns causam gravidez indesejada na maioria dos casos, confira aqui dicas de como se previnir e tenha uma vida sexual saudável.
Apesar de toda a informação disponível sobre os métodos contraceptivos e a importância dos mesmos, não são poucas as mulheres que acabam grávidas por descuido, tendo que encarar uma gestação que não foi planejada. Mesmo para as usuárias de pílulas anticoncepcionais, pequenos erros no uso diários podem afetar o efeito da medicação e resultar na surpresa de uma gravidez.
Tomar a pílula anticoncepcional de forma correta e contar com outros métodos contraceptivos, como a camisinha, é fundamental para não passar pela situação desesperadora de engravidar sem querer, principalmente para as mulheres que ainda estão na adolescência.
Outros cuidados com a saúde sexual, como idas frequentes ao ginecologista, exames, prevenção do câncer de colo de útero e preocupação com qualquer anomalia nas genitais ou sintomas hormonais são indispensáveis para que as relações sexuais não causem prejuízos na saúde. Saber como se cuidar e estar atento a orientações médicas é uma obrigação importante, tanto para homens quanto para mulheres.
Confira três erros que podem resultar em gravidez indesejada:
1. Coito interrompido
A técnica do coito interrompido ainda é muito comum e ilude homens e mulheres que acreditam que não há risco de engravidar assim. Essa técnica consiste em retirar o pênis antes da saída do esperma, para evitar que os espermatozoides saiam em massa rumo ao encontro com o óvulo.
No entanto, o homem libera espermas em quantidades menores antes do momento do gozo, o que faz com que as chances de engravidar desta forma não sejam tão baixas. Se não houver algum método contraceptivo, os riscos são muitos e há vários casos de mulheres que engravidaram por esse descuido.
2. Esquecer de tomar o anticoncepcional
Apesar de ser uma pílula altamente eficaz, com mais de 95% de garantia, o anticoncepcional não faz milagres se a mulher não toma corretamente. Lembrar de tomar a pílula todos os dias no mesmo horário não é fácil e, por isso, muitas mulheres acabam tomando em qualquer hora, sem se preocupar com a rigorosidade do horário.
Porém, a pílula deve ser ingerida obrigatoriamente no mesmo horário, caso contrário seus efeitos são reduzidos. Se o esquecimento ocorrer uma vez ou outra e não superar o período de 12 horas, não há problemas. No entanto, esquecimentos diários desregulam a ação do remédio e aumentam as chances de engravidar.
3. Ignorar a camisinha
Mesmo para quem toma a pílula anticoncepcional corretamente, a camisinha não deve ser ignorada. A pílula não pode proteger contra doenças sexuais e há casos em que a gravidez ocorre mesmo tomando o remédio, pois não é 100% garantido, embora seja muito eficaz.
Principalmente para as mulheres que possuem mais de um parceiro sexual com frequência, usar a camisinha é indispensável também para não arriscar a saúde. Quem tem vida sexual muito ativa também possui mais riscos de engravidar, o que exige que a camisinha e outros métodos sejam utilizados com responsabilidade.
Livros Libertadores
A leitura nos liberta!
O que me deixa mais feliz é quando leio livros empoderadores escritos por mulheres para mulheres.
Pensando nisso, separei alguns títulos que mudaram a minha vida e que podem mudar a sua também! 😍😍😍
Inscreva-se em nosso canal no Telegram
Receba nossas atualizações e dicas exclusivas através do nosso canal no Telegram.
Deixe seu comentário
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião dos autores desse blog.
Não perca mais nenhuma dica
Cadastre-se gratuitamente e receba novas dicas diretamente em seu e-mail.
Escolhidos para você