Transtorno de aversão sexual: saiba o que é e como tratar
O transtorno da Aversão Sexual atinge tanto homens quanto mulheres. Pensando no bem estar sexual das pessoas, resolvemos criar este artigo para ajudar.
Mais comum em mulheres, mas também recorrente em alguns homens, o transtorno da aversão sexual é uma disfunção que ocorre quando o paciente sente pânico, medo ou nojo com a simples ideia de ter relações sexuais. A pessoa que sofre deste transtorno evita qualquer relação com pessoas que podem gerar algum contato físico e sexual.
Este problema pode surgir em qualquer fase da vida por alguma razão específica e até mesmo acompanhar a pessoa durante toda a vida, quando não há busca por um tratamento adequado. Além da privação de uma vida sexual saudável, o paciente também sofre com dificuldades nos relacionamentos sociais e impossibilidade de encontrar um parceiro.
Além disso, o problema pode aumentar a insegurança, abalar a autoestima e ser a causa de diversas outras incapacidades e limitações, já que o portador passa, em muitos casos, a descuidar da própria aparência para evitar chamar atenção do sexo oposto. Como o distúrbio pode trazer diversos prejuízos de maneira generalizada, buscar um médico para iniciar um tratamento o mais rápido possível é indispensável.
Possíveis causas da Aversão Sexual
O transtorno da aversão sexual é um problema essencialmente psicológico que pode se manifestar por razões diferentes. Falta de confiança em si mesmo e medo de não agradar ao parceiro, por exemplo, pode desencadear a aversão, fazendo com que a pessoa se esquive de qualquer contato físico.
Outro motivo comum é quando a pessoa sofre alguma violência sexual em qualquer etapa da vida. O trauma gerado pela experiência negativa pode causar um temor profundo em futuras relações, o que faz com que a vítima sempre se lembre do agressor nos momentos que antecedem o ato sexual.
Sintomas da Aversão Sexual
Os sintomas variam desde problemas mais leves até sensações mais graves e difíceis de controlar. Ao aproximar-se de um contato físico com alguém, o portador do transtorno pode sentir tonturas, tremores, dificuldade de respirar, ansiedade e altos níveis de estresse. A pessoa perde o controle de si e é tomada pelo pânico e pelo pavor.
Para evitar isso, muitos acabam mergulhando em outras atividades que ajudem a esquecer o problema. Para os casados que sofrem com o distúrbio, evitar o parceiro a qualquer custo, ir dormir cedo, viajar, simular doenças e até mesmo descuidar da aparência pode ser utilizado como estratégias para evitar o contato sexual.
Tratamentos para a Aversão Sexual
Na maioria dos casos, o tratamento obtém bons resultados e a pessoa consegue se livrar desse sofrimento causado pelas tentativas de evitar o sexo e o contato físico. O médico que deve ser procurado é um sexólogo ou um ginecologista especializado no assunto para que o paciente seja encaminhando para um tratamento adequado.
Na maioria dos casos, o tratamento ocorre a base da psicoterapia e os sintomas tendem a desaparecer com o tempo. Os médicos ajudam também o paciente a melhorar a segurança e a autoestima, que são duas qualidades essenciais para ter uma vida sexual saudável e proveitosa.
Livros Libertadores
A leitura nos liberta!
O que me deixa mais feliz é quando leio livros empoderadores escritos por mulheres para mulheres.
Pensando nisso, separei alguns títulos que mudaram a minha vida e que podem mudar a sua também! 😍😍😍
Inscreva-se em nosso canal no Telegram
Receba nossas atualizações e dicas exclusivas através do nosso canal no Telegram.
Deixe seu comentário
Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião dos autores desse blog.
Não perca mais nenhuma dica
Cadastre-se gratuitamente e receba novas dicas diretamente em seu e-mail.
Escolhidos para você